arrow_back_ios

News

Buenos Aires- Escolhida como Capital Mundial do Livro pela Unesco.

Feira literária, teatros gratuitos pelas ruas e uma torre com 20 mil livros: saiba como Buenos Aires festejará o título de Capital Mundial do Livro

Escolhida como Capital Mundial do Livro pela Unesco, Buenos Aires preparou uma programação especial para os amantes de literatura, que começa em abril deste ano e se estende até abril de 2012. Entre as atrações, passeios turísticos com temática literária, obras de teatro gratuitas pelas ruas da cidade e uma das maiores feiras literárias do mundo.

A celebração começa com a abertura da Feira do Livro, na quinta-feira 21. Listamos os eventos dos próximos meses para você se preparar para um mergulho no melhor da literatura argentina e internacional.

Feira do livro

Divulgação

Feira literária de Buenos Aires tem início no dia 21 de abril


Na próxima quinta-feira 21, acontece a abertura da 37ª Feira do Livro de Buenos Aires, com o tema ?Uma cidade aberta ao mundo dos livros?. É a maior feira do livro em um país de língua hispânica. O espaço de eventos La Rural, em Palermo, se torna uma cidade literária, onde autores, editores, distribuidores, artistas, educadores e milhares de leitores se encontram.

O homenageado desta edição especial é o ganhador do Prêmio Nobel de Literatura em 2010, o peruano Mario Vargas Llosa. Entre os demais artistas convidados estão o escritor e artista plástico uruguaio Carlos Páez Vilaró, o sociólogo francês François Dubet, a autora mexicana Margó Glantz, o ensaísta alemão Diedrich Diederichsen, além da presença de importantes escritores argentinos.

Quando: a feira acontece até o dia 09 de maio, quarta, das 18h às 22h, de domingo a quinta, das 14h às 22h, sexta e sábado, das 14h às 23h.
Onde: La Rural, Prédio da Feria de Buenos Aires. Av. Sarmiento, 2704.
Preço: de terça a quinta, 15 pesos, de sexta a domingo, 20 pesos.

Literatura e teatro

Divulgação

Peça "Escritores y Personajes de la Avenida de Mayo? pelas ruas de Buenos Aires

Para celebrar o título de Capital Mundial do Livro, a edição de 2011 do programa "La historia en su lugar" apresenta novas exibições gratuitas de teatro pelas ruas de Buenos Aires. ( Saiba mais sobre o projeto La historia en su lugar )

O bairro de Belgrano recebe ?Las huellas de Mujica Láinez em Belgrano?, sobre o escritor Manuel Mujica Láinez. Acontece todos os últimos domingos de cada mês, às 15h30. O ponto de encontro é na esquina das ruas Fuente de Sucre e 11 de Septiembre.

Já no bairro deFlores é a vez de conhecer a história do escritor Roberto Arlt, com a peça "Una tarde con Roberto Arlt en Flores". Os espectadores passam pela casa onde ele viveu e a escola onde estudou. Sempre no terceiro sábado de cada mês, às 15h30. O ponto de encontro é a Mansión Flores, na rua Yerbal, 2217.

Na Avenida de Mayo, a mais tradicional da cidade, as peças "Escritores y Personajes de la Avenida de Mayo?, partes I e II, levam os visitantes a um percurso literário que se inicia na entrada do edifício do Bando Nación, na Plaza de Mayo, onde José Hernández escreveu o poema ?Martín Fierro?. Outros points literários do circuito: o jornal ?La Prensa?, onde Jorge Luis Borges escreveu seus primeiros textos jornalísticos; o Bar London, inspiração para a obra ?Los Premios?, escrita por Julio Cortázar em 1960; o Hotel Majestic, o preferido de Antoine de Saint-Exupéry, autor de ?O Pequeno Príncipe?.

As duas peças serão apresentadas no primeiro e no segundo sábado de cada mês, respectivamente, às 15h30. O ponto de encontro para a peça I é o Banco Nación, na esquina das avenidas Rivadavia e Balcarce. Para apeça II, é o Hotel Castelar, na Av. de Mayo, 1152.

Torre de Babel

Um dos ícones da arte pop argentina, Marta Minujín, vai inaugurar no próximo dia 7 de maio sua obra mais literária: Torre de Babel de Livros. A ideia é cobrir a torre de 25 metros de altura com 20 mil livros de diferentes lugares do mundo, doados por livrarias, bibliotecas, embaixadas e leitores.

Os visitantes poderão "escalar" ossete andares da torre. Segundo Minujín, sua obra é participativa e pretende mostrar o diverso e o particular convivendo no mesmo espaço. A intervenção artística poderá ser apreciada na Plaza San Martin, em Retiro, até 28 de maio, quando os livros serão doados para a montagem da primeira biblioteca multilíngue portenha.

Sobre quatro rodas

Os onibus turísticos de Buenos Aires também festejam o título de Capital Mundial do Livro. Os veículos foram estampados com imagens que remetem àliteratura argentina e aos seus célebres escritores. Cada carro tem capacidade para 50 pessoas e conta com guias e informações em espanhol, inglês, português e francês.

Os passeios com duração de 2h45 são realizados todos os dias, das 9h às 17h, e partem da esquina das ruas Florida e Roque Sáenz Peña, no centro, passando pelos principais pontos turísticos da cidade. A passagem custa a partir de 70 pesos. Mais informações:
www.buenosairesbus.com .

Fonte: IG

0
0
0
16
Return
Share this page