Community / Religion

Uma alcunha (no Brasil e na Madeira também se usa o termo apelido que, em Portugal, designa nome de família) é uma designação não-oficial criada através de um relacionamento interpessoal, geralmente informal, para identificar uma determinada pessoa,objeto ou lugar, de acordo com uma característica que se destaque positiva ou negativamente, de forma a atribuir-lhe um valor específico.

São tambémm sinônimos de alcunha as palavras apodoantonomásiacognome e epíteto. A designação apelido pode causar potencialmente alguma confusão de sentido, visto que em sua origem significa o nome de família, ou seja, o que no Brasil chama-se desobrenome, embora na linguagem técnica a palavra mantenha seu significado original.

São fontes de inspiração para os apodos alguns ofícios (padeiroleiteiroroceiro) e o local de origem (alemãojaponêsbaianocarioca). Em Portugal, no passado, diversos apelidos (nomes de família) tiveram esta origem.

Algumas alcunhas comuns têm normalmente origem em características físicas do indivíduo, como aleijadinhomancocaolhoquatro-olhos. Deve-se considerar ainda que as alcunhas podem prejudicar psicologicamente o seu alvo, quando assumem caráter pejorativo, evidenciando uma característica que o mesmo desaprove, como no citado exemplo caolho, dentre outros.


share Share
Comments
Comment this post
Your Name:
Comment:
Verification Number
Latest Posts  
Share
©  2022 Zbynet, Inc