Restaurants/Food & Wine
Receita de Pamonha Goiana

Bom, depois de várias tentativas frustadas de comer uma pamonha em São Paulo, resolvi ensinar a todos a tradicional receita de pamonha.

pamonha-do-gil.jpgGente, não tirem conclusões precipitadas se vocês ja comerão: As pamonhas de Piracicaba, Rancho da Pamonha, ou dos carrinhos que vendem na rua, aquilo não é a legitima pamonha, tem fubá, muita água e a finalização não tem nada a ver com minha pamonha goiana.

Vamos a deliciosa receita.... Huummmm....

Receita de Pamonha

1 Mão de Milho, ou seja, 40 Espigas com palhas.Você consegue ver se o milho esta bom pela cor da casca da palha, se estiver mais mole o milho esta bom.
250 Ml de Óleo de Soja, ou, Banha de Porco.

Temperos:
Se a pamonha for de Salgada: Sal a gosto, pimenta vermelha, pimenta do reino.
Recheios de Pamonha Salgada: Linguiça de Porco, Queijo Minas, Pode colocar os 2 juntos, Jiló, Pedacinhos de Frango Frito, e se você tiver algumas preferências fique a vontade.

Se a pamonha for doce: Açucar a gosto.
Recheio de Pamonha Doce: Queijo Minas ou Prato, Goiabada. Se preferir os dois juntos.

Modo de Preparo:

Rale todo Minho em um ralo, de furos grossos, aqueles da fazenda se não tiver vou postar uma foto para vocês saberem como é o ralo de fazenda. Após ralar, passe a massa do milho ralada na peneira de furo médio. Separe a massa já coada em uma bacia e acrescente uma mão de massa de milho que sobrou na peneira, para a medida ficar mais correta 1 prato de sobremessa sem ser cheio é o suficiente. Misture bem, adicione o óleo de soja ou banha de porco quente, muito quente a massa, fará um barulhinho, quando a massa tiver brilhando é o suficiente, acrescente os temperos das pamonhas se for salgada os temperos propicio se for de doce, açucar.

Ah, ia me esquecendo de falar do barbante para amarrar as pamonhas e da palha que deve ser preparada (cortar as pontinhas e o fundinho para ficar bonitinhas)... Agora sim.
Pegue as palhas, e faça uma trouxinha,ou, faça como se fosse um envelope é melhor assim né ??? !!! encha de massa sem transbordar, adicione seus recheios favoritos e feche com palha, até garantir que ficou tudo OK. Pegue o barbante passe no meio da pamonha, apertando bem, cuidado para não ficar frouxo e entrar água no cozimento. Faça isso com todas, e coloque em uma panela com água quente, aguarde 1 Hora e esta pronta a pamonha... Vai ficar uma deliciaaaaaaaaaaa...

PS: Por favor não acrescentar, água, fubá... rale o milho, se não, não será a tradicional pamonha.

share Share
Comments
Comment this post
Your Name:
Comment:
Verification Number
Latest Posts  
Share
©  2022 Zbynet, Inc